domingo, 11 de outubro de 2009

Existir Vai Além De Viver

Um dia, chega ao mestre seu discípulo:

- Mestre, há realmente um deus ou vários deles? Seres que sejam infinitos em existência, perfeitos e julgadores de nós, reles mortais?

O mestre, sem titubear, responde automaticamente:

- Esses a quem chamam deuses na verdade não o são. Pois todos eles, sem exceção, dependem totalmente de seus devotos, e um verdadeiro deus por lógica, nunca dependeria da fé de outros para existir.

O aprendiz, indagado então questiona:

- Então, não existem deuses nem ninguém que olhe por nós neste vasto mundo; somos deuses de nós mesmos? Ou o senhor quer me dizer que a mãe de todos os deuses são os próprios fiéis?

O mestre sorri e diz:

- Nenhum dos dois. Na verdade, se uma fosse verdadeira, a outra também seria, e se ambas fossem, seria certo por lógica dizer que bastasse acreditar em você mesmo e logo você obteria o status de deus. Na verdade, só há uma entidade que possa ser chamada de deus.

- E quem é?

- O Tempo. O único que todos podem ter certeza de sua existência sem sequer vê-lo. O único, que em sua retilínea e estável perfeição, é capaz de criar guerras e proclamar paz; o único que subjuga todos os humanos, e os julga de acordo com sua velocidade; o único capaz de mover continentes; o único capaz de trazer desgraças e alegrias; nascenças e óbitos; o único manipulador de todas essas marionetes que chamamos atos e conseqüências.

O discípulo, desiludido, faz uma última pergunta esperançosa:

- Tudo e todos estão à mercê do Tempo, então? Não há nada que possamos fazer contra a inflexibilidade que nos impõe?

- Até podemos, temos essa liberdade. Mas nem todos a usam, e se deixam levar pelo Tempo, e viram pó, sem nunca terem realmente existido. De todos os seres e entidades que existem nesse Universo, só o Homem pode lutar contra o Tempo, em busca de sua verdadeira liberdade. É a simples diferença entre existir ou não, meu querido discípulo. Porque até os deuses perecem perante o Tempo, mas os Humanos, esses sim, podem se tornar imortais diante Ele.

E o discípulo então existiu.

5 comentários:

  1. Pra mim, Deus está no vento, nas árvores, nos animais que habitam a terra. Eu só não acredito que Deus esteja nos homens, esses egoístas...

    ResponderExcluir
  2. Deus está em tudo que é vivo e que habita nessa terra, pois tudo que existe foi criado através da vontade dele...
    Existem coisas infinitas que não podem ser explicadas através da ciência ou da lógica, pois foi Deus quem criou e se for buscar no fundo de cada coisa vais ver que nada foi criado por um acaso...
    O homem foi criação divina, mas não significa que o mesmo mantém a sua divindade. Aqui, na terra, cada um vive com seu cada qual, no caso, cada um possui o livre arbitrio que lhe foi dado, e é por esse motivo que não existe perfeição entre os homens, todos pecam, todos tem o direito de errar, mas nunca se deixar levar.

    ResponderExcluir
  3. *--* Gaby deixou sua opinião !
    Gaby, meu anjo, respeitamos sua opinião (y)

    ResponderExcluir
  4. Deus? Ele é legal :D Queria ser que nem ele!!

    ResponderExcluir
  5. Mas prefiro seus textos da oficina 44 :D

    ResponderExcluir